sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Outubro Rosa



Olá gente boa! Como estão?! Espero que bem!
Hoje, apesar de ser o último dia de outubro, eu quero dar destaque à campanha Outubro Rosa, que é muito mais que usar roupa rosa, esmalte rosa e maquiagem rosa para tirar foto e postar no facebook..!  rss

 

Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa: informar homens, mas principalmente mulheres, sobre o câncer de mama.
O movimento iniciou-se nos EUA no início da década de 90 que, após aprovação do Congresso Americano, elegeram outubro como o mês de prevenção do câncer de mama. Hoje, o movimento já foi aderido mundialmente e vários países mobilizam sua população para o combate dessa doença. No Brasil, a campanha foi aderida em 2002.
O câncer de mama, assim como todos os outros tipos de câncer, acontece devido aos erros que acometem os genes das nossas células, fazendo com que elas desenvolvam atividades anormais, formando assim, os tumores. Esses erros genéticos podem ser de origem hereditária, mas também podem surgir sem maiores explicações.
Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – o câncer de mama é o segundo na lista dos mais frequente no mundo. Geralmente acomete mulheres com idade acima de 35 anos, que corresponde a 22% dos novos casos a cada ano. A taxa de mortalidade por câncer de mama é bem elevada no Brasil, provavelmente pelo fato da doença ser diagnosticada tardiamente.
 

Falamos muito em prevenção, mas infelizmente não existe uma receita ou outra que te livre dessa doença. Por isso a importância da consulta anual com um médico ginecologista e do auto exame. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura! Como já diz o ditado: “melhor prevenir do que remediar”!



O auto exame das mamas deve ser feito mensalmente, de preferência após o período menstrual, onde o inchaço tão comum nessa época já foi embora. A mamografia passa a ser um exame de extrema importância após os 40 anos e é recomendado que seja feito anualmente.
 

Fique ligada! O câncer de mama não apresenta sintomas na fase inicial, você só percebe que ele está lá quando começa a ser palpável, ou seja, quando você sente o “caroço”. Na imagem acima podemos visualizar outros tipos de sinais que o câncer de mama dá. Para maiores informações, acessem:

Vocês não precisam necessariamente fazer essa prevenção em outubro, por causa da campanha Outubro Rosa. Eu, por exemplo, costumo fazer esses exames no primeiro trimestre de cada ano. O importante é que vocês se cuidem e tenham consciência da importância da prevenção.


Por hoje é só!
Desejo à todos que novembro seja um mês maravilhoso e muito produtivo.
Até o próximo post..! Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário